terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Farta

Estou farta...
Estou farta...
Estou farta de tudo isto!!!
Estou farta de pessoas dizerem que não posso comer isto ou aquilo porque me faz mal!!! (Embora eu sei que é para o meu bem!!)
Estou farta de outras pessoas dizerem a mesma coisa e depois terem a lata de me dizer que disseram isso na brincadeira!!!
Estou farta de me estarem a chatear!!!
Estou farta de calculos!!!
Estou farta de tudo isto!!!

Eu não quero deixar de fazer os calculos dos hidratos de carbono que eu como, porque sei que isso pode ajudar outros diabeticos a melhorarem, e pode ajudar a mim também. Mas é mesmo muito chato!!! Não gosto de matemática e nunca gostei, e tenho medo de errar nos calculos!!!

Prontos, ainda não expliquei!! Tou aqui a desabafar e a desabafar.. Eu tenho diabetes. parece que eu ainda não os aceitei, porque estou a queixar-me da vida, mas já consegui ultrapassar essa fase, graças a o que um Padre disse numa homilia de uma missa em londres. Já não me lembro bem o que ele disse, mas sei que as palavras dele foram muito valiosas porque ajudaram-me a ultrapassar e a aceitar os Diabetes. Agora estou a viver cá em portugal, com muitas saudades de Londres e do meu passado. Continuo com os diabetes, porque claro, eles não ficaram em londres!!! (lol)

Há pessoas que estão a tentar arranjar curas para os Diabetes, e/ou tentar facilitar a vida de um diabetico, fazendo a o mais normal possível de uma vida de uma pessoa normal. Eu agaradeço a essas pessoas. Alguem veio com uma ideia de, em ves de fazer a insulina comforme os níveis de glicémias no sangue, fazer a insulina conformeos hidratos de carbono da comida que se come, para por ter os valores de glicémia mais normal. Para isso é preciso ter alguns diabéticos para ver se funciona, e eu aceitei fazer parte desse estudo. Pode resultar (ou não) e ajudar milhões de diabéticos. (Eu, ao menos, acho que vai resultar!!!)

O meu trabalho é calcular o peso da comida (aproximadamente) e calcular os hidratos de carbono. tenho que converter esses hidratos de carbono em equivalentes. (cada 15g de HC é 1 eq.) Tenho então que converter os equivalentes em unidades de insulina, para saber quanta insulina tenho que injectar. Tenho que fazer mais calculos se tiver açucar a mais ou a menos no sangue, para não injectar insulina a menos ou a mais.

Complicado???

Para quem gota de matemática, ou para quem consegue ver aproximadamente o peso ou os hidratos de carbono, é fácil. Eu acho que os outros diabéticos que fazem parte deste estudo, estão se a safar bem. Eu nunca gostei de matemática!! E outra coisa, como é que se sabe os hidratos de carbono de uma lasanha? ou de um bacalhau com natas? ou de um empadão? ou de um bolo? ou... (percebes a história) Isto para mim está a ficar confuso. Parece que sou dibetica outra vez. (Mas eu sei que ainda é o ínicio e que vai ser mais fácil, ou ao menos é isso que penso).

Com isto tudo, com os calculos e tudo, as pessoas confundem-me ainda mais, e muitas não sabem que eu sou diabética. Não sabem porque é que tenho que andar com uma calculadora e um bloco de notas para a cantina todos os dias. Eu passo a vida a pensar nas pessoas mais pobres do que eu, ou naquelas que sofrem mais do que eu, porque sei que há pessoas assim. Na áfrica por exemplo, eu sei que há diabeticos. Mas estes morrem dos diabetes, e nem sequer sabem de que morrem. Eu sei que deve de haver casos desses, porque sei que há muitos diabéticos. É crime eu estar a queixar!!

Mas olha,o que é que se há de fazer? As pessoas não sabem, umas não percebem, e outras não querem perceber!!! Eu ontem ao fim do almoço queria ir ao café. Convidei uma amiga para ir comigo. Ela sabe que eu sou diabetica, e sabe quase como é ter diabetes porque a mãe dela também tem! Por isso ela sabe também os sacrifícios de um Diabetico, ou pelo menos acho que ela sabe. Estavamos almoçar, e apareceu umas colegas dela. Ela começou a falar do café e as colegas também queriam vir. Disseram todos que eu tinha que pagar porque foi eu que convidei. quando acabei de almoçar, tinha que fazer os calculos, para depois fazer a insulina. Elas estavam muito impacientes porque queriam ir ao café. Estavam a dizer que não se faz calculos na cantina. Fexaram o bloco de notas, e disseram para eu me despachar. Disseram também que muitos calculos faz mal. eu ainda não estava pronta para ir ao café. Tinha ainda que fazer a insulina. Eu estava tentar explicar, mas elas estavam muito impacientes. A minha amiga nem disse nada. Eu acabei por não ir com elas, ao café.

Estão a ver como a minha vida é? Sou diabetica, e algumas pessoas não sabem, outras não percebem, e outras não querem perceber. Estou farta!!! Mas sei que não posso estar...

Sem comentários:

Enviar um comentário